NORMA E VARIEDADE LINGUÍSTICA


LÍNGUA PADRÃO OU NORMA

Corresponde à variedade social de uma língua ( falada e escrita ) que todos os falantes da mesma devem dominar, sendo difundida pela escola e pelos meios de comunicação social, numa tentativa de uniformizar a gramática, a pronúncia e a ortografia. O uso da língua padrão constitui assim um fator de aceitação e integração social.
A língua portuguesa varia em função de diversos fatores:
  • Espaço.
  • Classe social.
  • Situação de comunicação em que o falante se encontra.
  • Evolução histórica da própria língua.

 

variedade geográfica

O português falado nas diferentes regiões de Portugal e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores ( variedade europeia ) apresentam diferenças que não impedem a comunicação. Além destas variedades geográficas, a língua portuguesa apresenta também a variedade brasileira e as variedades africanas. Também se fala português em Macau e Timor Leste.

VARIEDADE SOCIAL

É a variedade linguística partilhada pelos diferentes grupos de falantes, de acordo com a sua classe social, a idade, o sexo, o tipo de instrução. Deste modo, os jovens utilizam vocábulos que os mais velhos desconhecem; por outro lado, as pessoas com um maior nível de escolaridade falam de um modo que as diferenciam dos indivíduos pertencentes às comunidades pouco instruídas.

VARIEDADE SITUACIONAL

Adequação da linguagem às diversas situações de comunicação, orais e escritas; os falantes utilizam um registo de língua diferente, consoante a idade, o grau de instrução e o tipo de relação que mantêm com os seus interlocutores. Da mesma forma, o discurso oral  oral é diferente do escrito.

VARIEDADE HISTÓRICA

Alterações progressivas sofridas pela língua com o decorrer do tempo; por exemplo,a língua portuguesa falada atualmente é muito diferente daquela que era utilizada no século XIV.

 

REGISTOS DE LÍNGUA

Consistem em  variações relativamente à língua padrão, devido a fatores geográficos, sociais, educacionais e situacionais. Assim, podemos utilizar um registo  formal ( mais cuidado ) ou informal ( menos cuidado ), de acordo com os interlocutores e as diversas situações de comunicação.


VARIEDADES GEOGRÁFICAS DO PORTUGUÊS



Sem comentários:

Enviar um comentário